INOVAR PARA TRANSFORMAR: METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E RESPONSABILIDADE SOCIAL RUMO AO FUTURO
Presencial | 27 a 30 de maio de 2026 | Curitiba/PR
Vem aí o XII Fórum Nacional de Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem na Formação em Saúde e III Seminário Brasileiro de Curricularização da Extensão. O evento reúne especialistas, docentes, gestores e estudantes de todo o país para discutir inovação no ensino, avaliação e integração com a sociedade.
O tema norteador “INOVAR PARA TRANSFORMAR: METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E RESPONSABILIDADE SOCIAL RUMO AO FUTURO“ instiga a uma profunda conexão entre a inovação pedagógica e o compromisso ético e social das instituições de ensino superior.
Traz a necessidade de repensar e transformar a cultura e as práticas educacionais para que o ensino superior prepare os estudantes para os desafios complexos do futuro. O foco está em abordagens que colocam o estudante como protagonista do seu processo de aprendizagem, engajando-o ativamente na construção do conhecimento.
As metodologias ativas de ensino-aprendizagem visam desenvolver competências como pensamento crítico, criatividade, colaboração e autonomia. Alinhadas à responsabilidade social que envolve a dimensão ética e o papel da educação na formação de cidadãos conscientes, responsáveis e engajados com as questões sociais, pressupõe integrar a teoria com a prática, aplicando o conhecimento na resolução de problemas reais das comunidades.
Em resumo, o tema norteador propõe o refletir e compartilhar uma educação que não apenas transmite conteúdo, mas que forma cidadãos transformadores através de práticas de ensino mais engajadoras e significativas, voltadas para o bem-estar coletivo.
1. Inovações em Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem;
2. Inovações em Avaliações;
3. Inovações em Desenvolvimento de Currículo e de Docentes;
4. Inovações na Curricularização da Extensão e no Compromisso com a Sociedade.
A programação oferece uma série de formatos de atividades para explorar as temáticas dos eixos, incluindo:
- Conferência
- Talkshow
- Painel
- Laboratório de ideias
- Palestra
- Oficina
- Sessões de Comunicação Oral
- Sessões de Pôster Comentado
- Sessões de Pôster Virtual
- Sessões de Mostra e Validação de Produto Educacional
*Todos os trabalhos concorrem a 1º, 2º e 3º lugar por categoria e ao Prêmio Destaque Científico Profª Dra. Ivete Palmira Sanson Zagonel.
**O EVENTO SERÁ REALIZADO DE FORMA PRESENCIAL.
Como A Pandemia E A IA Estão Redefinindo A Formação De Professores.
O Uso Estratégico Das Avaliações Seriadas Em Saúde.
Teorias Contemporâneas De Aprendizagem - Porque Precisamos Saber Sobre Isto?
A Próxima Fronteira: Avaliação De Habilidades Clínicas Com Realidade Virtual Imersiva.
Desenvolvimento Docente: Mito Ou Realidade? Uma Análise Crítica Das Práticas Atuais.
Curricularização E Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Educação, Saúde E Cultura.
EPAS Para A Graduação E Residência, Como Estamos No Brasil?
OSCE Virtual (OSVE) Em Estágios Curriculares.
O Papel Da Pós-Graduação Em Ensino No Desenvolvimento Docente Em Saúde.
Educação Em Saúde E Responsabilidade Social
A Sala De Aula Vira O Jogo: Como O Flipped Classroom Forma Estudantes Protagonistas E Engajados.
Desenvolvimento Docente Sem Fronteiras: Perspectivas Nacionais E Internacionais.
A Aprendizagem Personalizada: Como A IA Leva As Metodologias Ativas Ao Próximo Nível.
Acreditação Internacional Das Graduações Em Saúde.
Currículos Interprofissionais Como Indutor De Cuidado Integrado.
Curricularização Da Extensão Na Saúde Das Populações Vulneráveis/Invisibilizadas.
Avaliação Como Espaço Seguro: Saúde Mental.
Sessões De Apresentação De Trabalhos.
Quebrando O Isolamento: A Criação Das Comunidades De Prática Para Desafios Complexos.
Design De Currículos Para O Futuro: Da Competência À Relevância Profissional.
Colaboração Eficaz: Modelos E Variações Para Maximizar O Engajamento E O Aprendizado.
Processos Avaliativos E Inclusão.
A Prática Em Xeque: Uma Análise Crítica Dos Modelos De Desenvolvimento Docente Em Uso.
Da Responsabilidade Social À Social Accountability.
Avaliação Programática Em Cursos Da Saúde.
IA E Deep Health: O Mapa Para A Prevenção Preditiva E A Longevidade Aumentada.
Experiências Com Comissões De Acompanhamento Das Avaliações Do Estudante E Do Curso.
Revolução Da Impressão 3D No Ensino Em Saúde.
Percepção Das Comunidades Sobre O Trabalho Da Curricularização Da Extensão.
Aprendizagem Invertida 3.0 E Metodologias Ativas Na Sala De Aula.
Oficina Da Teoria Às Cores: Como A Arte Transforma O Ensino Da Saúde Em Experiência.
Oficina Como A IA Está Reimaginando O Processo De Avaliação.
Oficina Competência Docente: Quais São As Competências Dos Docentes.
Oficina Diagnóstico Sócio Comunitário E A Problematização.
Dcns Para A Saúde E Formação Interprofissional: Como Estamos Nos Últimos 10 Anos.
Novo Instrumento De Avaliação Para A Saúde.
Sessões De Apresentação De Trabalhos.
Educação E Saúde Com Propósito: Construindo Um Futuro Sustentável.
Avaliação 360 Potencializando Na Comunidade E Desenvolvimento Docente.
Colaboração Máxima: Como A Simulação Interprofissional Forma Equipes De Saúde.
Construindo Competências Para Dar Feedback.
Docente 5.0: Desenvolvimento Profissional Acelerado No Ambiente Virtual.
Protagonismo Estudantil Na Curricularização Da Extensão.
Uso De Realidade Virtual Na Avaliação De Habilidades Clínicas Simuladas E Reais.
Como Aplicar E Pesquisar Metodologias Ativas Em Ensino Interprofissional.
É Possível Avaliar Atitudes?
Como Ativar O Protagonismo Docente.
Experiências De Curricularização De Diferentes IES.
Desenvolvimento Docente Para Avaliação Programática
Como Escolher As Estratégias Para Ensino E Avaliação A Partir Do Desempenho Desejado.
Como Ensinar Em Estágios De Graduação E Residências Em Saúde.
Educação E Telemedicina.
Grupos De Planejamento Como Estratégia Para Desenvolvimento Docente.
Formação Docente Para Curricularização Da Extensão.
Curricularização Da Extensão: Indicadores, Avaliação E Autoavaliação
Educação Baseada Em Evidências Científicas.
Sessões De Apresentação De Trabalhos.
Formação De Preceptores Para A Residências Em Saúde.
Sessões De Apresentação De Trabalhos.
Inovar para Transformar: Metodologias Ativas de Ensino-aprendizagem e Social Accountability Rumo ao Futuro.
Cerimônia de Premiação e Encerramento.
- Inscrições simples (sem apresentação de trabalhos) com oficinas de 15/10/2025 a 24/05/2026.
- Inscrições com apresentações de trabalhos Comunicação Oral, Pôster Comentado, Pôster Simples e Mostra de Validação De Produto Educacional de 15/10/2025 a 05/04/2026.
Para inscrição de trabalhos, em qualquer modalidade, o autor principal deverá realizar sua inscrição no evento e aguardar 48 horas para acessar novamente o sistema e submeter seus trabalhos.
- Antes de submeter qualquer trabalho é preciso que o autor principal efetive sua inscrição no evento;
- Após a confirmação do pagamento da inscrição (pode levar 2 dias), você terá o acesso liberado, na área de inscrição, para inscrever os trabalhos de uma única vez. O sistema não permite a submissão de trabalhos em momentos diferentes, uma vez anexado e enviado um trabalho, o sistema bloqueia e não é mais possível alterar o arquivo ou adicionar mais trabalhos. Se você deseja submeter, mais de um trabalho, todos devem ser enviados no mesmo momento;
- Após o pagamento (pode levar 2 dias), também será possível se inscrever nas Oficinas;
O acesso a área de inscrição é feito pelo site do evento, no campo: INSCRIÇÃO > CONSULTE SUA INSCRIÇÃO AQUI. Digitando o CPF você acessará a Submissão de trabalhos e Inscrição nas Oficinas.
COMUNIDADE ESTUDANTE PÓS E RESIDÊNCIA - R$ 200,00
COMUNIDADE ESTUDANTE - R$ 200,00
COMUNIDADE PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA - R$ 200,00
COMUNIDADE PROFESSOR PESQUISADOR / TUTOR - R$ 350,00
ALUNO / EGRESSO FPP - R$ 140,00
PROFESSOR FPP - R$ 200,00
COLABORADOR FPP / HPP / IPPP - R$ 200,00
Dúvidas: adriana.rinaldin@fpp.edu.br
Todos os trabalhos aceitos irão concorrer ao Prêmio Destaque Científico Profª Ivete Palmira Sanson Zagonel.
Os anais do evento terão ficha catalográfica.
Confira abaixo os critérios de submissão para cada categoria:
COMISSÃO ORGANIZADORA
Profª Dra. Patricia Maria Forte Rauli
Profª Dra. Rosiane Guetter Mello
Profª Me. Luiza Tatiana Forte
Profª Dra. Elaine Rossi Ribeiro
COMISSÃO CIENTÍFICA
Dra. Beatriz Essenfelder Borges
Dr. Carlos Fernando Collares
Dra. Camila Aparecida Moraes Marques
Dr. Edson Roberto Arpini
Miguel Dr. Eduardo Morais de Castro
Dra. Elaine Rossi Ribeiro
Dra. Izabel Cristina Meister Martins Coelho
Dr. Juliano Mendes de Souza
Dra. Leide da Conceição Sanches
Dra. Maria Cecília Da Lozzo Garbelini
Dra. Maria Rosa Machado Prado
Dra. Patricia Maria Forte Rauli
Dr. Roberto Zonato Esteves
Dra. Rosiane Guetter Mell
Dr. Sandro Marques
Me. Luiza Tatiana Forte
Dr. William Augusto Gomes de Oliveira Bellani
COMISSÃO AVALIAÇÃO PRODUTOS EDUCACIONAIS
Dra. Maria Rosa Machado Prado
Dr. Sandro Marques
Dra. Rosiane Guetter Mello
COMISSÃO DE TRABALHOS
Dra. Beatriz Essenfelder Borges
Dra. Camila Aparecida Moraes Marques
Dr. Eduardo Morais de Castro
Dr. Edson Roberto Arpini Miguel
Dra. Leide da Conceição Sanches
Me. Leandro Rozin
COMUNICAÇÃO E MARKETING
Bruno Pedroso
COMISSÃO DE APOIO
Acadêmicos das graduações FPP
Caso seu trabalho não esteja na lista, entre em contato com adriana.rinaldin@fpp.edu.br
UP EXPERIENCE
Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, Curitiba – PR.
>> Evento presencial, promovido pela Faculdades Pequeno Príncipe.
Quer saber mais?
Diretoria de Extensão
adriana.rinaldin@fpp.edu.br
tatiana.forte@fpp.edu.br
leandro.rozin@fpp.edu.br
Agência de Turismo
Ana Buffara Turismo
anabuffara@anabuffara.com.br